Apresentamos-lhe o resultado final de uma pesquisa intensiva sobre Alimentação, feita a partir da abordagem dos Estudos de Tendências. Com a recolha de sinais em território nacional e internacional, identificámos padrões e mentalidades sobre o tema.
Abordamos 6 tendências socioculturais — ou mentalidades —, 11 padrões de comportamento e ainda trouxemos mais de 80 sinais tanto do mundo como no recorte da realidade em Portugal. Concluímos que, nos dias de hoje, a comida é vista como um meio para alcançar alguma coisa: mais saúde física e mental, mais beleza, mais equilíbrio, um corpo mais definido, uma experiência surpreendente, a salvação da humanidade enquanto espécie, entre outros aspetos.
A partir do grande driver identificado, e depois de descritas as tendências socioculturais que estão em voga no setor, trazemos para o report provocações em forma de perguntas-chave. Este report de tendências, ou trendbook, é um documento que tem como função inspirar a inovação. Ao contrário de reports de pesquisa que trazem um retrato da realidade, neste tipo de relatório, estamos a apontar para o futuro, com as evidências encontradas na sociedade de hoje, conseguimos projetar para onde esta caminha.
Como fazem parte do espírito do nosso tempo, as 6 tendências identificadas são uma consequência do panorama atual em que vivemos. Depois de dois anos de uma pandemia global, que nos exigiu um poder de adaptação ímpar, fomos impactados pela guerra na Ucrânia, que aumentou a sensação de insegurança, o stress e a ansiedade em que já estávamos. Soma-se a isto a crise climática, com a escassez de recursos e as dificuldades de abastecimento e segurança alimentar.
Ansiosos e angustiados, acreditamos que a solução que nos irá ajudar a ultrapassar os nossos desafios atuais vem do passado — que pode ser o passado do próprio povo, ou uma ancestralidade idealizada.
O passado trouxe-nos até aqui. A solução para os nossos desafios virá, então, da tecnologia, que pode responder às dificuldades da atualidade.
Angustiados, pressionados, stressados, estamos todos em ponto de ebulição. E quando esta panela de pressão explode, a comida pode oferecer o tão desejado alívio à realidade.
Quando o tempo é o recurso mais escasso, a comida precisa de ser uma ferramenta para alcançar um melhor desempenho. Cada micrograma é controlado, assim como as combinações. Vai a socialização, vem a instrumentalização.
Diante de um contexto tão emocionalmente exaustivo, as pessoas procuram abrigo numa época em que a vida era mais simples — a infância. Mas há um catch: tudo tem de ser rápido, conveniente, prático.
Faz parte do ser humano a procura incessante por novas experiências gastronómicas. Mas o que acontece quando parece que já esgotámos tudo o que os ingredientes nos podiam oferecer? Há muito mais na experiência da alimentação do que o prato, e é disto que fala esta tendência.
São estas as 6 tendências mapeadas, mas há ainda mais sinais e padrões de comportamento identificados e analisados no report de Alimentação - Sinais, padrões e mentalidades.
Envie-nos email para yes@wedeclareindependence.com e de forma gratuita, tenha acesso completo ao report.